Convite virtual vs. Convite físico: Qual escolher para o seu casamento?

Um dos momentos mais especiais de organizar o casamento é pensar e entregar os convites. E atualmente uma dúvida comum é qual formato escolher: convites físicos ou virtuais. 

Antes de decidir, é preciso ter em mente que o convite é o primeiro contato que os convidados terão com a sua festa, e ele desempenha um papel crucial na criação de expectativas e emoções. É através dele que você transmite o estilo, a atmosfera e a personalidade do seu casamento. É a oportunidade de encantar, surpreender e deixar uma impressão de tudo que está por vir. 

Portanto, escolher com cuidado e caprichar nos detalhes desse item é muito importante. Sendo ele virtual ou físico, ambas opções têm suas vantagens e desvantagens, então vamos explorar cada uma delas para ajudar você a decidir qual é a melhor escolha para o seu grande dia. 

Convite Virtual:

Com a era digital em alta, os convites virtuais se tornaram populares. Além de serem práticos e econômicos, são uma opção mais sustentável. Enviar convites virtuais é rápido e fácil, podendo ser feito por e-mail, WhatsApp ou através de serviços especializados em convites digitais.

Uma grande vantagem dos convites virtuais é a possibilidade de interação. Você pode adicionar fotos, vídeos, e até mesmo links para o seu site de casamento, facilitando o acesso a todas as informações complementares, como confirmação de presença, sugestões de hospedagem, lista de presentes, entre outros. 

Convite Físico:

Os convites físicos têm um charme especial. Na era da tecnologia, receber algo físico em casa chama a atenção e traz uma sensação de exclusividade e importância, afinal, os convidados percebem o esforço dos noivos de fazer com que aquele convite estivesse nas mãos deles.

O convite físico tem a capacidade de passar mensagens subliminares que vão muito além de informar data, local e horário. O fato de os convidados terem o contato físico com o convite desperta percepções que o virtual não é capaz, como por exemplo a elegância do evento através do tipo de papel, sua textura e gramatura, o tipo de impressão do texto, a caligrafia cuidadosa com técnicas de relevo seco e hot stamping, além de diferentes tipos de envelopes selados à mão. Tudo isso cria uma experiência sensorial única para os convidados e comunica muito!!


Esses elementos ajudam a transmitir a sofisticação e o estilo do seu casamento, além de deixar uma lembrança tangível nas mãos dos convidados. E se vc está pensando nos custos desse item, saiba que ele é um dos que mais vai durar no casamento, pois chega na casa do convidado de 40 a 30 dias antes da data do casamento e só é descartado pós evento, enquanto a maioria dos outros itens duram apenas 8hs de festa. 

Observação: Falando em timing, muito cuidado para não deixar a produção dos convites para a última hora, pensando que eles devem chegar na casa dos convidados com essa antecedência faça um planejamento também de prazo de entrega deles, afinal o envio do convite físico demanda mais tempo do que o envio do convite virtual. 


É importante ter em mente que o processo do convite físico demanda várias fases, desde a escolha do papel até o convite chegar nas mãos dos convidados, e cada uma delas pode sofrer variações significativas de tempo. São pelo menos 7 fases para você ficar atenta. 

Ao decidir entre convite virtual e convite físico para o seu casamento, leve em consideração suas preferências pessoais, o estilo do evento e o prazo de organização que você tem à disposição. 

Os convites virtuais oferecem praticidade, personalização e economia, enquanto os convites físicos proporcionam uma experiência sensorial e sofisticada. 

Não existe uma escolha certa ou errada, e muitos casais optam por combinar os dois para comunicar informações em vários momentos diferentes e criar um impacto especial. O mais importante é que o convite reflita a personalidade do casal, transmita emoção e crie uma expectativa encantadora para o grande dia.