Convidando Padrinhos, Madrinhas, Daminhas e Pajens: Um Convite Especial para um Papel Especial


Uma parte emocionante da preparação para o casamento é convidar os padrinhos, madrinhas, daminhas e pajens para compartilharem esse momento único com vocês. 

Nesta matéria, vou te dar algumas dicas e ideias para fazer convites especiais para essas pessoas que vão desempenhar  papéis tão importantes, além de orientações sobre o dresscode e o timing adequado para o convite.

Convite Especial:

Convidar padrinhos, madrinhas, daminhas e pajens é uma oportunidade de demonstrar carinho e gratidão por sua participação especial no grande dia. Eles são os convidados mais especiais e serão os que vocês vão dar beijos e abraços (além dos pais) no momento mais emocionante da cerimônia. São pessoas que fazem parte da história do casal pra sempre!! Por isso, presentear essas pessoas é uma forma de demonstrar tamanho carinho e importância que essas pessoas têm na vida de vocês. E também já uma forma de agradecê-las pela dedicação que terão com o casamento. Os padrinhos no Brasil não têm a missão de organizar o casamento dos noivos como acontece em alguns países, mas com certeza serão os convidados mais envolvidos, mais presentes, e mais dedicados ao grande dia de vocês.

Uma forma encantadora de convidá-los é através de uma caixa personalizada contendo uma cartinha afetuosa e alguns mimos selecionados com cuidado. Esses convites especiais podem incluir presentes personalizados, como jóias, abotoaduras, lenços ou qualquer item simbólico que representa o vínculo especial entre vocês. É comum também ter algum docinho, ou bem-casado, amêndoas e bebidas, afinal, é um convite festivo! Além desse convite especial, eles também recebem o #SaveTheDate e o convite tradicional que vão para todos os demais convidados.

Dresscode:

Ao definir o estilo do casamento, os noivos definem também o estilo de seus looks e dos demais convidados. É sempre de bom tom informar ao convidado o #dresscode do evento, e em especial para as madrinhas e padrinhos, que terão lugar de destaque na cerimônia e com certeza vão estar em fotos do seu álbum de casamento. 

Antes de escolher as cores dos vestidos das madrinhas e ternos dos padrinhos é importante começar pelos pais, evitando tons iguais e priorizando a família que é anfitriã do evento junto com os noivos. As mães dos noivos agradecem! 

Na escolha do dresscode é essencial ter cuidado com restrições exageradas. É recomendado optar por uma paletas de cores ao invés de uma cor única. Porém, se seu sonho é ter todas as madrinhas com uma única cor, libere as tonalidades diferentes para que todas consigam realizar seus sonhos, manterem seus estilos e se sentirem lindas também. Outra opção é liberar todas as cores e definir apenas o tom, como o tom pastel. Ou simplesmente deixar livre, mas sempre informando com antecedência o local e horário da cerimônia, pois essas informações fazem muita diferença já na escolha do tecido do vestido. 

Para os padrinhos, a variação da cor do terno acontece também conforme local e horário do casamento. É totalmente diferente um dresscode de cerimônia pé na areia à luz do dia, de um dresscode para cerimônia em uma catedral às 21h00. Por isso, é super importante informar bem os padrinhos e madrinhas para que nenhum desavisado destoe dos demais no seu altar. 

Já os pais, para ficarem tão elegantes quanto as mães, podem usar ternos completos de três peças (paletó, calça e colete), seguindo a mesma linha do noivo, com gravatas um pouco mais escuras do que as dos padrinhos, que numa cerimônia tradicional usarão prata.

Daminhas e Pajens:

No caso das crianças, é bom que a noiva forneça as roupas e os acessórios caso ela queira algo muito específico, que inclusive já pode ser o próprio presente ao convidar. É importante manter uma abordagem infantil em seu vestuário, evitando uma conotação de “mini noivas” ou formalidades excessivas. Para meninos muito pequenos, por exemplo, evitar o paletó, que não veste bem nessa fase. E para meninas evitar decotes, transparências, penteados, makes, esmaltes para que a elegância de ser uma criança permaneça intacta. Permita que elas expressem sua doçura e inocência, tornando-as parte encantadora da cerimônia.


Timing para o Convite:

É fundamental que você convide os padrinhos, madrinhas, daminhas e pajens com bastante antecedência, idealmente de 8 a 6 meses antes do casamento, afinal precisam se organizar com a data, viagem (se for destination wedding), com os looks, presentes aos noivos e remanejar compromissos profissionais que coincidirem com seu casamento. Depois do convite especial, envie o convite formal no mesmo timing dos demais convidados.

Entrega dos Convites:

Planeje a entrega dos convites de forma organizada, planilhando os endereços e fechando parceria com uma empresa de entregas confiável. Cuidado com o tradicional correio e com a ideia de que vc mesma entrega. Muitas noivas trabalham muito e na correria do dia a dia acabam não conseguindo entregar a tempo. Não esqueça de considerar o tempo de produção dos convites na gráfica e deixe uma margem extra para evitar contratempos.

Convidar padrinhos, madrinhas, daminhas e pajens para o casamento é uma etapa emocionante. Através de convites personalizados, dresscode adequado e um timing cuidadoso, você demonstrará o quanto eles são importantes para tornar o seu dia ainda mais especial. Celebre esses convites com amor e carinho, e deixe-os saberem que o papel deles no seu casamento é realmente único e significativo.